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    Resetando a ECU (ECM) da Moto

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    bendrath
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    Resetando a ECU (ECM) da Moto

    Mensagem por bendrath em Seg 30 Dez 2013 - 15:14

    Boa tarde galera, vamos a mais um tutorial de "como se faz".
    Esse é o procedimento padrão para os modelos 929 e 954 descritos no manual de serviços, item 5-9, porém acredito ser padrão nas demais Fireblades posteriores.
    Lembrando que os procedimentos aqui servem de auxílio e compreensão e que qualquer dúvida técnica deve ser tirada e resolvida por um profissional habilitado.
    A partir do ano 2000 as Fireblades da Honda incorporaram o sistema de Injeção Eletrônica (PGM-FI), uma novidade que trouxe muitas melhorias para o modelo, colocando a moto em um novo patamar de tecnologia, coisa que, por exemplo, a Yamaha YZF R1 só foi incorporar 3 anos mais tarde!
    Um dos benefícios, que pode tornar-se dor de cabeça, é o diagnóstico de FI (Fuel Injection e não F1 como muitos dizem), que a qualquer mínimo comportamento anormal, lança um pisca da luz vermelha e acende o símbolo FI no painel.
    Para as motocicletas da Honda e Suzuki, por exemplo, a quantidade de piscas longos e curtos, representam o problema diagnosticado na injeção.
    Na Honda por exemplo:
    # um pisca curto apenas = 01 Sensor Map (Motor funciona)
    # um pisca longo (vale 10) + um pisca curto = 11 Sensor de velocidade (Motor funciona)
    # um pisca longo (vale 10) + quatro piscas curto = 14 Falha no bico injetor nº 3 (Motor não funciona)
    # dois piscas longos (vale 20) + um pisca curto = 21 Falha no sensor de oxigênio

    e por ai vai, a lista é grande e contém, dependendo do modelo, quase 40 códigos distintos.
    Esse diagnóstico é muito importante, porém muitas vezes mesmo após o reparo ele permanece na memória da central eletrônica (ECU) podendo retornar a aparecer do nada ou então continuar a ser informado mesmo após o conserto.
    Se o conserto foi feio em uma CC Honda provavelmente eles irão resetar a ECU, porém quando o reparo é realizado em oficinas particulares nem sempre os mecânicos conhecem a forma de resetar a ECU.

    Ao resetar a ECU você elimina os registros de erros anteriores e deixar a memória da ECU livre para trabalhar apenas com futuros erros, não gerando a possibilidade de conflito de dados, gerando códigos inexatos ou equivocados (um simples mal contato, ou uma partícula de gasolina ruim, etc)

    Os passos para resetar a sua ECU são os seguintes:

    1º Localize debaixo do banco do piloto, próximo a bateria, junto ao chicote principal o conector do "service check". Geralmente ele é posicionado da seguinte forma:



    Sua função é única e exclusivamente fazer o check list dos erros gravados e possibilitar o seu apagamento!
    O conector é livre, não possui nenhum "macho", apenas a "fêmea" que é onde se realiza o curto como na foto acima.

    2º Localizado o conector de serviço, deixe o botão de interrupção na posição RUN e a chave da moto em OFF.

    3º Com um fio ou um clips de papel, coloque-o no conector de serviço gerando um curto (isso mesmo, não fique com medo que esse é o procedimento orientado pela Honda como mostra a foto)

    4º Ligue a chave da moto na posição ON, a Injeção Ligará e o painel irá indicar, através do sistema de código de erros descritos acima, os registros gravados no sistema.

    5º Visto, retire o fio ou clip que usou para fazer o curto

    6º A Luz vermelha ficará acessa pelo tempo de 5 segundos

    7º Durante esse tempo de 5 segundos, coloque novamente o fio ou clip gerando um curto e o sistema todo será resetado. Você ouvirá um barulho diferente que é o sistema se reprogramando (parece a injeção se armando novamente)

    8º Finalizada reprogramação, desligue a chave e retire o fio ou clip que usou para gerar o curto.

    9º Pronto, sistema resetado, memória limpa.

    10º Caso ainda apareça algum código de erro, ou a luz vermelha pisque 20 vezes significa que o sistema não foi resetado. Refaça o procedimento.

    Persistindo o erro, procure auxílio especializado.


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    Re: Resetando a ECU (ECM) da Moto

    Mensagem por leandro lopes em Seg 1 Dez 2014 - 17:09

    boa tarde estou precisando de mais codigos pois quando faço o procedimento jumper wire pisca 2 vezes longo e 9 rapido depois 2 longo e 5 rapido preciso saber quai sao os codigos

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    Re: Resetando a ECU (ECM) da Moto

    Mensagem por ziller em Seg 1 Dez 2014 - 17:16


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    Re: Resetando a ECU (ECM) da Moto

    Mensagem por bendrath em Ter 2 Dez 2014 - 13:22

    leandro lopes escreveu:boa tarde estou precisando de mais codigos pois quando faço o procedimento jumper wire pisca 2 vezes longo e 9 rapido depois 2 longo e 5 rapido preciso saber quai sao os codigos

    2 longos e 9 curtos e 2 longos e 5 curtos seriam respectivamente 29 e 25, no entanto esses códigos não existem no manual. Reveja certinho se está fazendo a contagem certa.

    Na casa dos "20" só existem os códigos 21 e 23. O motor liga ou não? Faça novamente as contagens e me passe.

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    Re: Resetando a ECU (ECM) da Moto

    Mensagem por bendrath em Seg 8 Dez 2014 - 10:35

    leandro lopes escreveu:boa tarde estou precisando de mais codigos pois quando faço o procedimento jumper wire pisca 2 vezes longo e 9 rapido depois 2 longo e 5 rapido preciso saber quai sao os codigos

    Segue toda a tabela de código FI da HONDA para as 929 e 954



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    Luz vermelha de falha e Fi no painel com a moto ligada e nao apaga.

    Mensagem por Davimegadeth em Qua 9 Set 2015 - 13:37

    ola amigo tenho uma CBR 1000RR 2007 a luz vermelha pisca 3 vezes longa e 5 vezes rápida, a moto liga normalmente tranquilo sem falha sem nada, o que pode ser ? scratch

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    Re: Resetando a ECU (ECM) da Moto

    Mensagem por noturno em Ter 15 Set 2015 - 22:03

    Davimegadeth escreveu:ola amigo tenho uma CBR 1000RR 2007 a luz vermelha pisca 3 vezes longa e 5 vezes rápida, a moto liga normalmente tranquilo sem falha sem nada, o que pode ser ? scratch

    Provavelmente é o servo motor olhando o esquema do bendrath ai de cima. Acho que esse código é padrão para as CBR

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    Re: Resetando a ECU (ECM) da Moto

    Mensagem por leandro mayer em Qua 9 Dez 2015 - 9:55

    tenho uma cbr 600f/2001 , e quando ligo já acende a luz FI a não apaga mais , o motor fuciona normal, o que pode ser?

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    Re: Resetando a ECU (ECM) da Moto

    Mensagem por bendrath em Qui 10 Dez 2015 - 17:25

    leandro mayer escreveu:tenho uma cbr 600f/2001 , e quando ligo já acende a luz FI a não apaga mais , o motor fuciona normal,  o que pode ser?

    Vai depender de qual código de erro ela ta indicando...tem q ver no manual de serviços da 600F de 2001...observando pelo código de erros da 929 se a luz vermelha não fica acessa, e o FI acesso direto significa curto em alguma fiação ou falha na ECU (central)


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    Re: Resetando a ECU (ECM) da Moto

    Mensagem por juuniorfraga em Qui 17 Dez 2015 - 15:17

    Esse reset serve para CBR 600 RR também?


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    Re: Resetando a ECU (ECM) da Moto

    Mensagem por bendrath em Sex 18 Dez 2015 - 17:41

    juuniorfraga escreveu:Esse reset serve para CBR 600 RR também?

    Não sei junior, tem que ver se a 600rr tem o conector pra fazer o jumper e resetar... Tente conseguir o manual de serviços, lá certamente ele informa o procedimento.


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    Re: Resetando a ECU (ECM) da Moto

    Mensagem por adelino em Ter 2 Fev 2016 - 11:29

    ola bom dia pessoal, gostaria de saber o codigo 51 que peça esta com defeito?

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    Re: Resetando a ECU (ECM) da Moto

    Mensagem por bendrath em Ter 2 Fev 2016 - 11:40

    adelino escreveu:ola bom dia pessoal, gostaria de saber o codigo 51 que peça esta com defeito?

    Qual moto?


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    Re: Resetando a ECU (ECM) da Moto

    Mensagem por adelino em Ter 2 Fev 2016 - 13:28

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    Re: Resetando a ECU (ECM) da Moto

    Mensagem por adelino em Ter 2 Fev 2016 - 13:59

    já fiz o reset na minha moto cbr 1000rr ano 2008 e ficou show de bola, abraço.

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    Re: Resetando a ECU (ECM) da Moto

    Mensagem por bendrath em Qui 4 Fev 2016 - 13:19

    adelino escreveu:já fiz o reset na minha moto cbr 1000rr ano 2008 e ficou show de bola, abraço.



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    Re: Resetando a ECU (ECM) da Moto

    Mensagem por joaovitor13 em Seg 29 Fev 2016 - 10:52

    Bom dia amigos, coloquei um escapamento yoshimura r77 na minha cbr1000rr 2009 ABS, e a luz da injeção esta acendendo, ela Pisca 2 vezes longa e 3 piscadas curtas, alguem sabe o erro que pode estar acontecendo?, obrigado desde já

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    Mensagem por lucasaraldi em Qua 2 Mar 2016 - 10:58

    Bom dia galera, novo no fórum , ao trocar meu filtro de ar e velas de iridium da minha motocicleta, a luz da injeção pisca 2x curtas a cada 2-3 segundos.

    Alguém sabe oq poderia ser ? Algo me indica que pode ser o sensor de oxigênio( Sonda Lambda).

    Será que fazendo o reset da ECU esse erro irá desaparecer ?

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    Re: Resetando a ECU (ECM) da Moto

    Mensagem por bendrath em Qua 2 Mar 2016 - 21:02

    joaovitor13 escreveu:Bom dia amigos, coloquei um escapamento yoshimura r77 na minha cbr1000rr 2009 ABS, e a luz da injeção esta acendendo, ela Pisca 2 vezes longa e 3 piscadas curtas, alguem sabe o erro que pode estar acontecendo?, obrigado desde já

    Escape Full ou só a ponteira??? Se for o Full provavelmente foi por causa da retirada do sensor de O2


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    Re: Resetando a ECU (ECM) da Moto

    Mensagem por bendrath em Qua 2 Mar 2016 - 21:04

    lucasaraldi escreveu:Bom dia galera, novo no fórum , ao trocar meu filtro de ar e velas de iridium da minha motocicleta, a luz da injeção pisca 2x curtas a cada 2-3 segundos.

    Alguém sabe oq poderia ser ? Algo me indica que pode ser o sensor de oxigênio( Sonda Lambda).

    Será que fazendo o reset da ECU esse erro irá desaparecer ?

    Filtro de ar e velas não causam esse tipo de erro de FI. Provavelmente é outra coisa.
    O sensor de O2 pode ser se você mexeu no escape e trocou por um full


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    Re: Resetando a ECU (ECM) da Moto

    Mensagem por lucasaraldi em Seg 14 Mar 2016 - 16:01

    Boa tarde ,

    Uma dúvida, se desconectar a bateria da moto ,e deixar de um dia para o outro de 8-10 horas, a ECU/ECM irá resetar tbm ?

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    Re: Resetando a ECU (ECM) da Moto

    Mensagem por bendrath em Qui 17 Mar 2016 - 11:00

    lucasaraldi escreveu:Boa tarde ,

    Uma dúvida, se desconectar a bateria da moto ,e deixar de um dia para o outro de 8-10 horas, a ECU/ECM irá resetar tbm ?

    Acredito que não pq os dados (parâmetros) ficam salvos em memória interna (como um pendrive)...mas não tenho certeza.


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    Re: Resetando a ECU (ECM) da Moto

    Mensagem por kkronaldo em Ter 29 Mar 2016 - 20:22

    olá galera, sou novo no forum, e estou aqui para agradecer, pois fiz tal procedimento na minha cbr 1000rr 2007, e consegui obter exito, porém não consigo mais ver codigos de erro após o procedimento de reset...mesmo eu causando propositalmente algum erro...Obrigado, otimo tutorial...

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    Re: Resetando a ECU (ECM) da Moto

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      Data/hora atual: Qui 26 Maio 2016 - 13:24