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    Resetando a ECU (ECM) da Moto

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    bendrath
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    Resetando a ECU (ECM) da Moto

    Mensagem por bendrath em Seg 30 Dez 2013 - 15:14

    Boa tarde galera, vamos a mais um tutorial de "como se faz".
    Esse é o procedimento padrão para os modelos 929 e 954 descritos no manual de serviços, item 5-9, porém acredito ser padrão nas demais Fireblades posteriores.
    Lembrando que os procedimentos aqui servem de auxílio e compreensão e que qualquer dúvida técnica deve ser tirada e resolvida por um profissional habilitado.
    A partir do ano 2000 as Fireblades da Honda incorporaram o sistema de Injeção Eletrônica (PGM-FI), uma novidade que trouxe muitas melhorias para o modelo, colocando a moto em um novo patamar de tecnologia, coisa que, por exemplo, a Yamaha YZF R1 só foi incorporar 3 anos mais tarde!
    Um dos benefícios, que pode tornar-se dor de cabeça, é o diagnóstico de FI (Fuel Injection e não F1 como muitos dizem), que a qualquer mínimo comportamento anormal, lança um pisca da luz vermelha e acende o símbolo FI no painel.
    Para as motocicletas da Honda e Suzuki, por exemplo, a quantidade de piscas longos e curtos, representam o problema diagnosticado na injeção.
    Na Honda por exemplo:
    # um pisca curto apenas = 01 Sensor Map (Motor funciona)
    # um pisca longo (vale 10) + um pisca curto = 11 Sensor de velocidade (Motor funciona)
    # um pisca longo (vale 10) + quatro piscas curto = 14 Falha no bico injetor nº 3 (Motor não funciona)
    # dois piscas longos (vale 20) + um pisca curto = 21 Falha no sensor de oxigênio

    e por ai vai, a lista é grande e contém, dependendo do modelo, quase 40 códigos distintos.
    Esse diagnóstico é muito importante, porém muitas vezes mesmo após o reparo ele permanece na memória da central eletrônica (ECU) podendo retornar a aparecer do nada ou então continuar a ser informado mesmo após o conserto.
    Se o conserto foi feio em uma CC Honda provavelmente eles irão resetar a ECU, porém quando o reparo é realizado em oficinas particulares nem sempre os mecânicos conhecem a forma de resetar a ECU.

    Ao resetar a ECU você elimina os registros de erros anteriores e deixar a memória da ECU livre para trabalhar apenas com futuros erros, não gerando a possibilidade de conflito de dados, gerando códigos inexatos ou equivocados (um simples mal contato, ou uma partícula de gasolina ruim, etc)

    Os passos para resetar a sua ECU são os seguintes:

    1º Localize debaixo do banco do piloto, próximo a bateria, junto ao chicote principal o conector do "service check". Geralmente ele é posicionado da seguinte forma:



    Sua função é única e exclusivamente fazer o check list dos erros gravados e possibilitar o seu apagamento!
    O conector é livre, não possui nenhum "macho", apenas a "fêmea" que é onde se realiza o curto como na foto acima.

    2º Localizado o conector de serviço, deixe o botão de interrupção na posição RUN e a chave da moto em OFF.

    3º Com um fio ou um clips de papel, coloque-o no conector de serviço gerando um curto (isso mesmo, não fique com medo que esse é o procedimento orientado pela Honda como mostra a foto)

    4º Ligue a chave da moto na posição ON, a Injeção Ligará e o painel irá indicar, através do sistema de código de erros descritos acima, os registros gravados no sistema.

    5º Visto, retire o fio ou clip que usou para fazer o curto

    6º A Luz vermelha ficará acessa pelo tempo de 5 segundos

    7º Durante esse tempo de 5 segundos, coloque novamente o fio ou clip gerando um curto e o sistema todo será resetado. Você ouvirá um barulho diferente que é o sistema se reprogramando (parece a injeção se armando novamente)

    8º Finalizada reprogramação, desligue a chave e retire o fio ou clip que usou para gerar o curto.

    9º Pronto, sistema resetado, memória limpa.

    10º Caso ainda apareça algum código de erro, ou a luz vermelha pisque 20 vezes significa que o sistema não foi resetado. Refaça o procedimento.

    Persistindo o erro, procure auxílio especializado.


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